quarta-feira, 20 de março de 2013

Colegiado, pré-requisitos e TCC

Na manhã de hoje (20), foi realizada a reunião do colegiado do curso. Estiveram presentes alguns representantes do colegiado, do NDE (Núcleo de Docente Estruturante), do Centro Acadêmico Berilo Wanderley e alguns alunos do curso. A reunião contou com a seguinte pauta:

1. Formalização de 20% não presenciais em todas as disciplinas;
2. Informativo sobre Ensino individualizado;
3. Definição e estruturação de disciplinas com pré-requisitos;
4. Formas de ingresso;
5. Atualização de Regras TCC.

Os pontos cruciais e mais importantes nesta reunião, ao nosso ver, foram a estruturação de disciplinas com pré-requisitos e atualização das regras para o TCC.

Reunião do Colegiado - 20/03/13 Foto: Luciana Cavalcanti
Acreditamos que algumas disciplinas devem ter pré-requisitos, por motivos óbvios: complica a organização da grade; alunos dos primeiros períodos acabam por adiantar disciplinas práticas e sequer têm passado por uma teórica que complementa e faz com que fique mais fácil a compreensão da que está sendo adiantada; além de evitar que sustente essa sistemática atual, em que os professores ficam repetindo teorias e métodos dos primeiros períodos numa disciplina que deveria ir direto ao ponto; pois, deveriam subentender-se, que os alunos tinham de saber o assunto e sem pré-requisitos acaba atrasado o cronograma do componente curricular. Sabemos que os professores têm respaldo para dar as sugestões de implementação de pré-requisitos, porém, os alunos que também lidam diariamente com esta complicação, têm total direito de opinar nestas mudanças.

Em relação ao TCC, o que foi proposto na reunião, foi uma aproximação "do que é feito em Publicidade, onde a teoria é cobrada na Monografia e a prática no Projeto Experimental", de acordo com o coordenador  do curso, Ary Azevedo. Nós acreditamos que a melhor maneira não é obrigar o aluno a realizar um projeto experimental e uma monografia, primeiro porque o curso não nos oferece suporte técnico e acadêmico para realizarmos dois grandes trabalhos. O que sugerimos, foi estimular, durante o curso inteiro, uma produção acadêmica, com iniciação científica e pesquisa, para que o aluno, por conta própria, tenha interesse em fazer uma monografia no final do curso. Já sobre o TCC, o que propomos foi exigir uma qualidade melhor no trabalho escrito da produção audiovisual, além de ter uma real orientação pedagógica (não só durante o TCC, mas também durante o curso, que é previsto no regulamento e não é aplicado na prática). 

Reunião do Colegiado - 20/03/13 Foto: Luciana Cavalcanti

Apesar de o colegiado ter autonomia para aprovar tais propostas, acreditamos que essa ação só será feita de maneira democrática, se forem passadas pelos estudantes. Nós, enquanto CA, temos legitimidade na votação, porém, não podemos dar nosso voto pra uma coisa tão determinante, sem antes consultar os estudantes. Por isso, no que se diz respeito aos itens 3 e 5, principalmente, propomos durante a reunião desta manhã, que as sugestões de mudanças só poderiam ser efetivadas quando passadas em Assembleia Geral com os alunos do curso, promovida pelo CA.

Sendo assim, iremos convocar uma assembleia geral, para discutir estes os temas que estavam em pauta hoje pelos professores. Pedimos a participação de todos... tragam suas opiniões.

Somos todos Comunicação Social, vamos construir o nosso curso juntos.

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