O que é um CA?

O Centro Acadêmico é uma entidade que representa todos os estudantes de um curso. E para representar, ele deve manter com seus estudantes um canal direto e permanente de contato, realizando as discussões, debates, palestras e reuniões de forma democrática e aberta a todos que quiserem participar. O C.A. também deve buscar formas de incentivar a participação daqueles que não participam, trazendo-os para as suas atividades e construção.

O C.A. é organizado e mantido pelos alunos de um curso em cada faculdade e funciona como elo de ligação entre os estudantes, a Coordenação e Direção da Instituição. Um dos seus propósitos é unir estudantes para atividades que podem ser realizadas durante o tempo de gestão (geralmente 1 ano) de cada chapa que for eleita, para desempenhar o que foi proposto.

O que faz um Centro Acadêmico?

Dentre as funções básicas do C.A. está principalmente garantir o contato dos estudantes do curso com os órgãos de representação geral (DCEs, Executivas de curso etc.). Discutir soluções para os problemas do curso (como falta de professores, mudanças curriculares, disciplinas mal estruturadas), garantir que haja representação dos estudantes nos órgãos colegiados e departamentos, fazer a recepção de calouros, organizar confraternizações e fiscalizar a faculdade também são importantes funções de um Centro Acadêmico.

Coordenação de Formação e Articulação Política: Promove a articulação política do Centro Acadêmico Berilo Wanderley com os outros CAs da universidade e com o Diretório Central dos Estudantes (DCE). Também deve articular com a Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação (ENECOM) e com os mais diferentes movimentos sociais.

Coordenação de Assuntos Acadêmicos: Tem como responsabilidade fazer a articulação do CA  com o Departamento e a Coordenação do curso, bem como com as instâncias superiores da Universidade. Seus membros tem voto nas plenárias do departamento e levam para lá as reivindicações dos alunos.

Coordenação de Arte, Cultura e Eventos: É responsável pela realização dos eventos culturais promovidos pelo CA. Desde a exibição de filmes à realização de palestras, promovendo e incentivando a realização de atividades artísticas.

Coordenação de Comunicação: Responsável por dar visibilidade às ações do CA, divulgando aos discentes todas as informações referentes ao centro, ao curso e a UFRN. Serve de importante canal entre os alunos e o Centro Acadêmico. São os integrantes dessa coordenação os responsáveis pela organização e atualização das nossas mídias.

Coordenação de Administração e finanças: É responsável por todo patrimônio material e financeiro do centro acadêmico. Cabe aos coordenadores desta pasta administrar todo o dinheiro do Centro Acadêmico, elaborar e Coordenar estratégias de arrecadação de fundos e fazer a prestação de contas nas assembleias gerais.

  ©Centro Acadêmico Berilo Wanderley - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo