quinta-feira, 24 de maio de 2012

Campanha alerta para a importância de debater comunicação

Com o intuito de alertar sobre os riscos de não debatermos questões sociais na comunicação, o CABW  e o coletivo ENECOS Potiguar lançaram nesta quarta feira (23) a campanha “Comunicação de qualidade vai além do que a mídia diz pra você”.


A Campanha


O CABW partiu da idéia de divulgar de uma forma não convencional, que chamasse a atenção e trouxesse reflexão, os pré-encontros regionais para o ENECOM, Encontro Nacional de Estudantes de Comunicação Social, que acontece em julho desse ano em Brasília (DF).

O evento, entre outros temas, debate a democratização da comunicação brasileira e a formação crítica e ética dos comunicadores. Desta forma, partiu-se para o desenvolvimento de uma campanha de Marketing Viral, onde foi criado um vídeo para divulgação (viral) nas redes sociais.

O vídeo

O vídeo intitulado "Opinião", foi lançado nas redes sociais (Facebook e Twitter) com o intuito de causar um certo desconforto aos estudantes.

Nele um suposto estudante fala absurdos sobre mobilizações populares e mostra-se satisfeito com a forma que a mídia retrata essas manifestações e qualquer outro tipo de informação. O jovem no vídeo é, na verdade, um personagem e sua fala foi desenvolvida exatamente para incomodar quem assiste o vídeo, levando à reflexão de que enquanto não se discutir e debater a comunicação, a mídia continuará sendo parcial e até manipuladora.

Ao final do discurso, surgem as frases "Pessoas que não discutem comunicação, tem esse tipo de opinião." e "Comunicação de qualidade vai além do que a mídia mostra pra você.", alertando para os riscos de repetirmos os discursos tradicionais dos grandes meios de comunicação, discursos que embasam a opinião controversa do personagem.


Outro ponto que o vídeo busca abordar é que, assim como o personagem, o direito de expor opinião é de todos, porém, quando se restringe a repetir só aquilo que escuta em meios tradicionais de comunicação, censurando qualquer possibilidade de debate, você está propenso a ter comportamento similar ao do personagem.

Talvez não com a mesma opinião extrema, mas com uma fraca argumentação,  posicionamento acrítico e total falta de senso social. O intuito do vídeo é alertar para o discurso manipulador da mídia tradicional, que usa de notável alcance para manter a grande massa sob o senso comum, onde se preocupar com questões sociais é coisa de baderneiros e desocupados.

Está na função social da comunicação, buscar o contraditório, debater, questionar. Estimular a formação crítica do comunicador é um papel importante que, infelizmente, as universidades estão deixando de cumprir. Isso resulta em um grupo, cada vez maior, de comunicadores desconectados com a  realidade social do país e com as implicações éticas de seu trabalho.

A série de pré-encontros que iremos realizar para o ENECOM busca colocar os estudantes da UFRN no centro do debate sobre qual tipo de comunicação queremos fazer. Se você acredita em uma Comunicação Social responsável e democrática, participe com a gente da construção do XXXIII Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social. 

Fechando o vídeo, há o link do blog do CABW, onde os interessados podem encontrar as informações sobre o ENECOM e também sobre os pré-encontros.

Para mais informações, acesse: ENECOM 2012.




Seja o primeiro a comentar ;)

  ©Centro Acadêmico Berilo Wanderley - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo