quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Quem foi Berilo Wanderley?

Berilo Wanderley, nasceu em 21 de abril de 1934 em Natal. Foi poeta, cronista e boêmio de alma leve e viajeira, uma espécie de símbolo atenuado de sua geração. Viveu calmamente, aproveitamento boa parte do tempo que lhe sobrava da vida diária nos jornais em que trabalhava, na função pública de promotor que ocupava, na cátedra da faculdade em que ensinava, na tarefa de criar e educar, ao lado de Maria Emília, os quatro filhos do casal.


Em 1994, quinze anos depois de sua morte, com o título de “Revista da Cidade”, foi lançado um livro de contos, crônicas, poemas e fragmentos de Berilo Wanderley, organizado por Maria Emília Wanderley.


Infância comum, não fui de maneira nenhuma criança prodígio. Aluno Marista,  enfrentei uma educação literária aquém de medíocre, quando até o Conde de Afonso Celso me fizeram ler e um professor de Português me dizia que ter estilo era com Humberto de Campos. Quando me livrei desses senhores, tive a primeira sensação de que possuía algo de forte dentro de mim, e entrei a resistir ao que me cercava. De lá para cá, procuro fortalecer o meu desprezo pelo ontem para salvar o amanha. E algo assim como desespero e ambição. Formado em Direito, deram-me um diploma, que perdi dentro de um taxi em Madrid. Meu tempo espanhol foi marco inicial desta segunda etapa de minha vida, a primeira que realmente me interessa
Trecho da matéria "A Carne Triste de Berilo Wanderley" publicado no jornal Tribuna do Norte.

Seja o primeiro a comentar ;)

  ©Centro Acadêmico Berilo Wanderley - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo