quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Manual simplificado da BCZM

Sabe aquele calafrio que você sente toda vez que o professor pede para você pegar um livro na Biblioteca? Você não entende a ordem das estantes, aquelas classificações nas prateleiras são apenas números aleatórios e você nunca lembra o que aquela bendita tarja amarela significa. Sem falar que agora inventaram umas tarjas vermelhas também... Que tarja vermelha? Bom, então você realmente precisa ler esse pequeno manual simplificado (se é que isso é possível) de como aproveitar todos os benefícios que a Zila Mamede tem para oferecer (e acredite: são muitos).


Antes de tudo: seja educado ao entrar na Biblioteca. Não é porque você vê fulano e sicrano falando ao celular, comendo biscoito, rindo alto e escondendo livros que você deve fazer o mesmo. É partindo desse princípio que as coisas não funcionam. Portanto, leve apenas o necessário para estudar, uma garrafinha com água e NADA de comida. Se precisar usar o celular se encaminhe até uma das áreas abertas. Também é proibido entrar com bolsa, pasta e sacolas, deixe tudo na portaria
Alguns passos são óbvios para muita gente, mas acreditem, o número de pessoas que não sabem essas informações e deixam de frequentar a Biblioteca por esse motivo é enorme.
  • Por que não posso pegar livros com a tarja amarela?
    Livros com a tarja amarela são os livros "especiais". Eles só podem ser emprestados aos sábados com data de devolução para a segunda, ou então em ocasiões em que a biblioteca estará fechada (antes de feriados etc). Também há a opção de fazer o empréstimo de um livro especial por três horas (independente do dia), que é o chamado "empréstimo para fotocópia". É obrigatório que pelo menos um exemplar de cada título fique disponível para consulta dentro da Instituição, portanto, mesmo que o título tenha dois exemplares, um deles sempre terá a tarja amarela.
  • E o que significa a tarja vermelha?
    Quando a Biblioteca Central foi ampliada, foram retirados do acervo os livros com baixa frequencia de utilização. Esses livros compoem a coleção de Desbaste, que ficam no piso inferior do prédio principal, em frente ao balcão de empréstimo, e são sinalizados com uma tarja vermelha. Eles podem ser alugados normalmente (exceto os que possuem também a tarja amarela), porém, se você deseja uma edição mais recente e atualizada, deve procurar na coleção Circulante.
  • Como é feita a organização do acervo Circulante?
    A classificação utilizada pela BCZM para organizar o acervo é a CDU (Classificação Decimal Universal). Sem essa ordem seria praticamente impossível encontrarmos qualquer livro nas prateleiras, pois com ela temos a separação dos livros através de classes.
  • Existem outros acervos?
    Sim. A Zila Mamede é dividida em vários setores, dentre eles o de Circulação, Referência, Coleções Especiais... Em Referência encontramos os dicionários, enciclopédias, atlas, anuários, livros em braile etc. Coleções Especiais guarda os periódicos, monografias e anexos dos livros, como cd's e dvd's. Também existem auditórios, videotecas e salas de estudo individualizado e em grupo.
  • A Biblioteca disponibiliza orientação para monografias?
    Na seção de Referência, os bibliotecários estão disponíveis para orientar quanto às normas da ABNT, sendo necessário apenas marcar hora previamente.
  • Quero doar livros, como proceder?
    Basta levar os livros até a Biblioteca e procurar o setor de "Processos Técnicos".
  • Como saber se o livro que eu quero está disponível?
    Visite o catálogo, pesquise o material por título e/ou autor. No exemplo foi pesquisado o livro de Habermas, Mudança estrutural da esfera pública. Verifique que irá aparecer uma lupa ao lado do título, como na figura 1. Clicando na lupa veremos a Biblioteca em que o material está, o número de localização, o tipo do acervo e se ele está disponível ou não (figura 2). O número da localização é 659.1, o que significa que o livro estará na classe 6, no acervo Circulante.
    figura 1
    figura 2
  • Como fazer o empréstimo?
    Antes de tudo é necessário criar uma senha de seis a oito número via SIGAA. Tendo a senha, basta levar um documento com foto (cartãozinho do ônibus também serve) ao balcão e fazer o empréstimo.
  • Quanto tempo dura o empréstimo de um livro?
    Para alunos de graduação o empréstimo dura quinze dias, podendo ser renovado por mais quinze. Alunos de pós-graduação e docentes podem ficar até dois meses com o material, renovando-o ao término do primeiro mês. O material pode ser renovado pelo SIGAA.

Seja o primeiro a comentar ;)

  ©Centro Acadêmico Berilo Wanderley - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo