sexta-feira, 24 de maio de 2013

Nota oficial de renúncia da gestão Organizando podemos organizar (2012/2013)


Manter uma gestão de um movimento estudantil não é fácil. Apesar de a comunicação nos proporcionar cada vez mais facilidade de articulação e as informações terem mais espaço, bem como as divulgações, muitas pessoas ainda não sabem do que se trata um Centro Acadêmico, a sua função, e o que ele precisa se sustentar.


Para não deixar mais dúvidas, replicaremos agora a descrição sobre o que e um CA que está disponível aqui no nosso blog:



"O Centro Acadêmico é uma entidade que representa todos os estudantes de um curso. E para representar, ele deve manter com seus estudantes um canal direto e permanente de contato, realizando as discussões, debates, palestras e reuniões de forma democrática e aberta a todos que quiserem participar. O C.A. também deve buscar formas de incentivar a participação daqueles que não participam, trazendo-os para as suas atividades e construção.

O C.A. é organizado e mantido pelos alunos de um curso em cada faculdade e funciona como elo de ligação entre os estudantes, a Coordenação e Direção da Instituição. Um dos seus propósitos é unir estudantes para atividades que podem ser realizadas durante o tempo de gestão (geralmente 1 ano) de cada chapa que for eleita, para desempenhar o que foi proposto."



Fazer parte de um C.A e/ou estar apto a colaborar com ele implica, portanto, o entendimento da importância de viver a universidade de forma plena: experienciando e participando o máximo que poder, afinal de contas, se trata de um espaço que é NOSSO. O problema é que ainda são muito poucos aqueles que conseguem enxergar isso, acabando que ao invés de nos apropriarmos dele, intervindo, nos inserindo, procurando saber o que acontece e como, o frequentamos apenas de corpo, fadados ao sentimento de obrigação. Assim, a carência de uma consciência de unidade e maturação política entre os estudantes, incluindo aqueles que se propuseram a formar o C.A, terminou por enfraquecê-lo ao ponto de insustentabilidade.



Como se dedicar horas semanais para uma luta estudantil, que não visa qualquer remuneração financeira ou benefício real, sem entender a importância de fazê-lo? Ser componente de um centro acadêmico traz, na verdade, MUITO conhecimento e aprendizado, mas que para ser absorvido é preciso antes uma noção de valor do que é feito e uma postura disposta. Infelizmente a maioria, não por má vontade, mas por falta de experiência e conhecimento, terminava se ausentando sempre em prol do compromisso com outras atividades, trabalhos, cursos, esquecendo que o C.A é uma organização que precisa da contribuição de todos para funcionar. Os poucos que quiseram colaborar efetivamente tentaram construir juntos, conversar, elaborar estratégias e participar das reuniões de colegiado e plenária. Mas estudantes não têm muita voz e o peso nas votações tem as menores porcentagens possíveis, sem falar na sobrecarga causada pela concentração de tarefas em um numero cada vez menor de membros, que começaram a renunciar um a um.



Uma entidade que represente os estudantes de um curso não pode nem deve fazer as coisas sem a atenção destes. Necessitamos, a todo instante, que o estudante ajude a construir as nossas lutas com o CA, ao invés de apenas lembrar-se dele para reclamar ou cobrar satisfação (apesar de essa ser um dos direitos dos estudantes). É preciso interesse, coesão, articulação e críticas construtivas e funcionais.



Esse acontecimento não foi desejado por nenhum de nós, quando assumimos o compromisso de colocar uma gestão pra frente. A existência de um CA que seja nossa voz, ferramenta de mediação, elo de união das três habilitações, é primária e deveria vir antes de tudo. Mas, infelizmente, foi a única opção que tivemos de acordo com as circunstâncias.



Esperamos, sinceramente, que no final do ano, quando for convocada uma nova eleição para o Centro Acadêmico, haja estudantes engajados e com interesse de lutar por melhorias no nosso curso. Por hora, que cada um possa refletir e começar uma transformação interna, conscientes da urgência em adotar uma NOVA POSTURA DIANTE DA VIVENCIA UNIVERSITÁRIA.


Atenciosamente,
Gestão 2012/2013 do Centro Acadêmico Berilo Wanderley

Seja o primeiro a comentar ;)

  ©Centro Acadêmico Berilo Wanderley - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo