CABW no Cobrecos 2012
Estudantes de Comunicação de várias partes do país estão reunidos em Fortaleza (CE) para o 19° COBRECOS (Congresso Brasileiro dos Estudantes de Comunicação Social), o evento está acontecendo desde sábado (21) e se estende até o próximo dia 28/01.
Cinco membros do Centro Acadêmico Berilo Wanderley participam pela primeira vez desse congresso e a intenção é, a partir dos posicionamentos políticos definidos aqui, incentivar o debate de políticas de comunicação entre os alunos da UFRN.
Mística de Abertura - Pátio da UFC. Foto: João Victor Leal |
Durante o COBRECOS, membros de coletivos de estudantes e centros acadêmicos discutem temas como “Democratização da Comunicação”, “Educação”, “Política para Mulheres”, “Combate as Opressões” e elaboram ações e posicionamentos políticos da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (ENECOS) para o ano de 2012.
Plenária de Abertura - Cobrecos 2012. Foto: Sylara Silvério |
Cinco membros do Centro Acadêmico Berilo Wanderley participam pela primeira vez desse congresso e a intenção é, a partir dos posicionamentos políticos definidos aqui, incentivar o debate de políticas de comunicação entre os alunos da UFRN.
Ainda o COBRECOS está servindo para rearticular os estudantes de comunicação da UFRN com a ENECOS, algo importante nesse momento que discutimos ações para democratizar os espaços de comunicação na universidade e a reforma da grade curricular do nosso curso.
O que já rolou no Cobrecos :
O que não falta aos estudantes no Cobrecos é vontade, isso é percebido na qualidade do debate e na realização de ações concretas que se posicionam contra a opressão dos governos. Assim, após a imprensa noticiar o massacre de moradores e o verdadeiro processo de criminalização da pobreza – que ocorreu na comunidade do Pinheiro, localizada em São José dos Campos (SP) –, os congressistas rapidamente se organizaram e foram as ruas de Fortaleza em apoio aos moradores da comunidade. O ato serviu também para reforçar o repúdio da ENECOS a ações que não respeitam o Direito Humano à moradia.
Nos Grupos de Discussão (GD´s) do congresso , o debate sobre combate as opressões foi uma constante, questões ligadas a descriminalização das drogas, homofobia, direito das mulheres foram discutidas e viraram propostas que constarão no caderno de posicionamentos políticos da executiva para 2012.
Nesse momento ocorrem as plenárias, onde são votadas as propostas que foram apresentadas durante todo o COBRECOS.
Seja o primeiro a comentar ;)
Postar um comentário