Estudantes apresentam propostas para a democratização da comunicação na UFRN
Como havíamos anunciado aqui no blog e em nossas redes sociais fomos convidados para participar de uma reunião com a administração central da UFRN na manhã de ontem (14) para discutir a democratização da comunicação na universidade.
Até elaboramos uma pauta com algumas propostas dos estudantes para o tema em debate. Contudo a reunião com a reitora não aconteceu, pois na mesma hora já havia outro compromisso marcado em sua agenda.
Não perdemos a viagem e apresentamos nossas propostas para o Superintendente de Comunicação da UFRN, José Zilmar, que se mostrou bastante receptivo as nossas proposições.
Um dos pontos da pauta exigia espaço para os projetos de extensão do curso de comunicação na programação da TV e da Rádio Universitária a partir de 2012. Segundo o Superintendente, a COMUNICA tem todo o interesse de exibir os projetos do curso e que se for feito um planejamento, com reuniões entre os responsáveis e a superintendência, a parceria pode ser concretizada.
Sobre a realização de uma Audiência Pública para discutir a comunicação na UFRN, outra das nossas propostas, Zilmar afirmou que ela será realizada, mas ainda não há data definida, pois neste momento a reitoria está focada na discussão do Plano de Gestão da UFRN.
Sobre os editais para produção dos estudantes
Uma queixa antiga dos estudantes sobre a COMUNICA é o modelo engessado de programação da TVU e da FMU. Entendemos que comunicação é um processo de constante metamoforse, porém não percebemos essa transformação na programação dos veículos da universidade, considerados por muitos como uma programação tradicional e cômoda, que não reflete o sentido público de comunicação.
Hoje a universidade perde a grande contribuição que os alunos de comunicação podem dar propondo formatos inovadores, que aliam conteúdo e qualidade com linguagens novas e interativas.A abertura para participação na programação dos alunos é ínfima, não é oportunizado nem aos bolsistas da COMUNICA reais condições para propor novas ideias.
Nesse sentido, seguindo o exemplo do que já acontece em redes públicas como a TV Brasil, apresentamos uma proposta para realização de editais, onde caberia a COMUNICA definir as regras e a exibição e aos alunos caberia desenvolver os formatos e a realização dos programas. Os estudantes formariam grupos e concorreriam a um edital.O grupo vencedor de rádio e outro em televisão desenvolveriam a ideia que apresentaram nesse edital.
Para o Superintendente a ideia é muito válida, mas só será possível se houver professores responsáveis junto aos alunos que participam. José Zilmar pediu para desenvolvermos uma minuta do edital e apresentarmos em uma próxima reunião, ainda esse ano.
Nesse sentido o CABW já trabalha na construção desse edital e nesta quarta, às 18h30, na sala do CA, realizaremos uma reunião onde será formada uma comissão para construção desse texto.
Convidamos todos os estudantes do curso a participar. Você pode tornar mais democrática a comunicação na UFRN. Participe !!!!
Seja o primeiro a comentar ;)
Postar um comentário